top of page
geralasgem.png

UM POUCO SOBRE NOSSA HISTÓRIA

Associação Serra Geral de Montanhismo

A Associação Serra Geral de Montanhismo | Asgem, é uma entidade civil de caráter desportivo, de direito privado e sem fins lucrativos. Criada em 2004 possui foro na cidade de Criciúma/SC e através de ações voluntárias contribui para o aperfeiçoamento de seus associados promovendo capacitações, cursos, palestras, encontros e eventos.

Como principal objetivo atua no desenvolvimento sustentável e seguro do montanhismo em todas as suas modalidades, respeitando as comunidades no entorno da montanha, promovendo e incentivado a preservação ambiental como forma de garantir para as novas gerações o direito a usufruírem da natureza em sua plenitude.

 

Em 2009 uni forças com as outras associações do estado e funda a Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catarina FEMESC tornando mais visível o montanhismo catarinense. Através da FEMESC os membros que compõem a mesa diretora da associação contribuem com decisões de nível nacional que são deliberadas pela CBME isso confirma toda a importância e responsabilidade de cada uma das entidades, colaborando no desenvolvimento do montanhismo no Brasil.


O cargo no conselho consultivo da Reserva Biológica Estadual do Aguaí confirma o relacionamento aproximado da associação com a defesa do meio ambiente.

riodorastro.jpg
serrageral-02.png

SERRA GERAL

Durante a era Mesozóica, no hemisfério sul, o antigo continente Gondwana sofreu atividades vulcânicas muito intensas.
A quantidade de produtos vulcânicos provenientes destas atividades não tem encontrado similar em toda história da terra. Assim surgiu a Serra Geral que corta de norte a sul o estado de Santa Catarina.


A Serra Geral possui um ecossistema diferenciado em relação ao restante do Brasil tropical. Campos de altitude, florestas de araucária e rios congelados formam essa encantadora paisagem, propiciada por suas elevadas escarpas que constituem uma barreira natural onde se dá a transição entre a mata atlântica e os campos de altitude, aproximadamente mil metros acima. Devido a essa geografia acidentada e a sua atípica paisagem a Serra Geral é um local ideal para a prática dos chamados esportes de aventura como montanhismo, trekking, vôo livre, canyoning e escalada em rocha.


A Serra geral é a recordista no Brasil com a marca em temperatura mais baixa, foi em 1990 no Morro da Igreja com 1822 m, a segunda montanha mais alta do sul do pais, que registrou 17 graus negativos em uma nevasca.

CULTURA

A cultura na Serra geral não se expressa só em bens móveis e imóveis impregnados de valor histórico,

mas também toda uma gama de comportamentos,

de fazeres, e de formas de percepção que estão inseridos na dinâmica do cotidiano.


Os valores culturais relacionados à área da Serra Geral nota-se a presença de dois complexos culturais distintos: aquele relativo ao planalto, e outra à parte baixa. Os primeiros imigrantes vindos da Europa sentiram-se em casa ao chegar à Serra Geral, no começo do século.

 

Os vales entre as montanhas pareciam perfeitos

para a agricultura. Havia matas de araucária ainda intocadas. E altas cachoeiras e cânions profundos, paisagens de grande beleza. Nada, no entanto,

fez italianos, alemães entre outros povos sentirem-se mais em casa do que o frio.


Esse frio intenso que reina nos altos da porção sul

da Serra Geral Catarinense e faz com que, no inverno, neve; sem que isso seja uma surpresa, mesmo no Brasil.

ashim-d-silva-UjxL9x0nwQ8-unsplash_.png

Estatuto ASGEM

DJI_0128_menor.jpg

Deseja fazer
parte da ASGEM?

Nossos Associados

Convênios

bottom of page