top of page
pic0111.jpg

Recuperação de Vias de Escaladas

A serra geral possui inúmeras montanhas com paredes para exploração e abertura de novas vias de escalada, a atividade de escalar um caminho pela primeira vez é chamada de conquista ou abertura de via. Seguindo padrões éticos disseminados a conquista com mínimo impacto é a escolha preferencial dos escaladores, o tipo de rocha e sua formação geológica também são determinantes para definir quantidade e tipo de proteções para a nova via. Após a abertura deste novo caminho a via de escalada recebe um nome, uma graduação e através do desenho de um croqui que detalha informações importantes, a divulgação é feita por meio impresso ou digital.

jonathan-ouimet-qcXff4UhZ-4-unsplash_.jpg
patrick-hendry-R3RpAAcAcMY-unsplash_.jpg

As vias de escalada que recebem proteções fixas desde sua conquista até a primeira repetição já passam a ser monitoradas pela comunidade escaladora pelo fato da exposição ao clima que essas peças receberão ao longo do tempo. Quando é detectado excesso de ferrugem ou outra anormalidade que comprometa a proteção é necessário fazer a sua substituição não importando o tempo que ela foi instalada.

elahe-motamedi-llKFg8S37is-unsplash (1).jpg

A troca de informações entre os escaladores é importante para garantir a segurança de todos. Geralmente a substituição das proteções é realizada pelos conquistadores da via, ou organizada por algum montanhista que possui permissão para fazê-lo e também através de mutirões realizados pela associação que mantêm o setor de escalada.

A manutenção de vias de escalada inicia desde a trilha de acesso a parede, o respeito com a comunidade do entorno da montanha, o mínimo impacto das áreas naturais contribuindo com a preservação do meio ambiente.

bottom of page